Sunday, March 19, 2006

Textos de arquivo!! ( quando eu escrevia)



Linda, leve e solta;)

Jornalismo em questão

O jornalismo é cada vez menos informação e mais espectáculo.
A informação é regida pelas audiências e está sujeita aos jogos de bastidores, em que se manipulam influências.
Estamos diante de um jornalismo em que quem mais ordena são os imperativos económicos.
Há temas que vendem, um exemplo é o futebol, se o Figo tiver uma simples dor de dentes, é certo que os jornais vão publicar e vão vender como água.
Não se cumprem as regras, e muitas vezes esquecem-se ou poem-se de lado os príncipios que norteiam a profissão. Deixou-se de valorizar se está bem ou mal escrito, procura-se antes saber se vai ou não ser bem recebido por quem interessa nesta sociedade de interesses em que vivemos.A independência dos jornalistas é posta em causa pois estes têm que se curvar perante os senhores,aqueles que detêm o poder sobre os meios de comunicação social.
Vivemos numa falsa ou aparente democracia?
Somos bombardeados de informação que não nos serve de nada. Pessoas que querem a todo o custo ser notícia, e sem esquecer um fenómeno chamado "pseudo-tias" que neste pequenino país à beira mar plantado fazem as delicias da nossa imprensa diariamente.
A nova moda são os julgamentos em directo muito mais rápidos que qualquer tribunal a sentença é dada e depois diga o que disser o sr. Juiz o arguido é já culpado.Ja foi "linchado"pela imprensa.
Todos se acham donos da verdade e vão-se mandando achas para a fogueira, ninguém comprova as informações, até porque para isso é preciso tempo e dinheiro.Para quê desperdiça-los? O importante é que dê lucro.
A verdade é que o jornalista se vê obrigado a escrever o que não quer em nome dos tais imperativos económicos. O jornalista precisa comer, viver como toda a gente, não pode arriscar o emprego em nome de ideais.Até porque os patrões não estão interessados em ver os seus interesses postos em causa por jornalistas audaciosos.

2 Comments:

At 9:52 AM, Anonymous Anonymous said...

Quem está mais esclarecido sabe que
quem tudo move,manipula e controla são os membros dos grandes grupos e organizações ,de tentacular força mundial,que se impõem cada vez mais asfixiantemente,na política,nos serviços de decisão,na imprensa,na finança,nos empórios da indústria e comércio e demais sectores influentes...
Vivemos cerceados por estes mafiosos poderes,escudados em sigilo e abrigados pelo conveniente nevoeiro do secretismo.
É tempo de os cérebros jovens e activos deste país...e do mundo...se informarem e precaverem sobre a derrocada socio-política e humana q se está urdindo sobre nossas vidas...Vós,mulheres estóicas e vigorosas,agarrem a arma da vossa juventude e inteligência e lutem pelas grandes causas nacionais e universais,pois o futuro irá ficar,grandemente,em vossas mãos.As mulheres são o Futuro...são a possivel salvação da humanidade.
Acreditem em quem vos fala assim!

 
At 5:12 PM, Anonymous Anonymous said...

Cristina eu vou te confessar uma coisa... eu neste momento não sou da tua opinião. Eu quero lá saber que o jornalista é manipulado e movido por interesses politicos ou económicos... Eu só sei é que andámos a gastar tempo e dinheiro num curso sem oportunidades nenhumas. Se eu tiver que escrever sobre a tal dor de dentes do Figo e fazer noticia disso , eu faco tudo até deixo de ser audaciosa.

 

Post a Comment

<< Home